FICHA TÉCNICA Brasil - 2007 - 95 min Direção: Carlos Alberto Ricceli Roteiro:Bruna Lombardi Direção de Fotografia: Marcelo Trotta Direção de Arte: Mara Abreu Música:Sérgio Bártolo e Zé Godoy Edição: Marcio Hashimoto Soares Diretor- Assistente: Kim Ricceli Produtores: Bruna Lombardi e Carlos Alberto Ricceli Produtores Associados: Daniel Filho e Geórgia Costa Araújo Co-produção: Globo Filmes e Coração da Selva
SINOPSE Um herói anônimo; um golpista; um cara normal, que só quer trabalhar e ser feliz. Jovens deslumbrados pela idéia da fama; jovens atormentados pela estranheza da vida. Um homem que está morrendo; uma criança que vai nascer. Uma mulher que leva seu trabalho a sério; uma amiga para quem a falta generalizada de ética justifica a traição e a mentira. Diálogos certeiros e pinceladas rápidas dão vida ao complexo mosaico de tipos humanos de O Signo da Cidade. Numa seqüência ágil de cenas curtas, o filme atira uns na direção dos outros para deflagrar conflitos e expor feridas, mas também para criar encontros casuais e oportunidades randômicas de redenção e salvamento.
ELENCO: Bruna Lombardi Juca de Oliveira Eva Wilma Malvino Salvador Denise Fraga Graziella Moretto Cristina Mutarelli Sidney Santiago Luis Miranda
PRÊMIOS: **Melhor filme - Escolha do Público no FIC Brasília 2007
**Grande vencedor do Festicine Goiânia nas categorias de Melhor Filme, Melhor Roteiro, Melhor Ator para Juca de Oliveira e Melhor Ator Coadjuvante para Luis Miranda.
**Amazonas Film Festival - 4º Mundial do Filme de Aventura - Melhor filme - Escolha do Público.
SOBRE O FILME Com direção de Carlos Alberto Riccelli e roteiro de Bruna Lombardi, O Signo da Cidade é o segundo longa-metragem da Pulsar, produtora que realizou documentários, reportagens e o programa de entrevistas Gente de Expressão antes de estrear no cinema com a comédia dramática Stress, Orgasm and Salvation, filmada em Los Angeles e a ser lançada em 2008.
Co-produção da Globo Filmes e Coração de Selva ("Antônia"), o novo filme reúne um elenco de peso^ Bruna Lombardi, Juca de Oliveira, Eva Wilma, Denise Fraga, Graziela Moretto, Malvino Salvador, Luis Miranda, Fernando Alves Pinto ^ em torno de uma história urbana e contemporânea, atravessada por tramas múltiplas e por personagens que cumprem um percurso que vai da solidão à descoberta da espiritualidade.
As interpretações de um elenco escalado cuidadosamente somam aos personagens densidade e leveza. Os veteranos Juca de Oliveira e Eva Wilma têm passagens tão breves quanto marcantes nos papéis de Aníbal, pai de Teca, e Adélia, amiga da mãe da astróloga. Mônica, a amoral colega de Teca, personagem que é um misto de comicidade e desespero, foi escrita para a atriz Graziella Moretto. Denise Fraga cria a desnorteada Lydia e Cristina Mutarelli é uma cliente endinheirada e dependente da astróloga. Malvino Salvador interpreta o ético Gil em seu primeiro trabalho no cinema. Fernando Alves Pinto, de "Terra Estrangeira", cria um patético Devanir e o comediante Luís Miranda muda de tom para viver com profundidade o enfermeiro Sombra.
O elenco traz ainda uma série de boas surpresas. Sidney Santiago, premiado no Festival do Rio pelo papel principal em Os Doze Trabalhos (2006), alisou o cabelo e tirou as sobrancelhas para viver o travesti Josi em Signo. Laís Marques, de "Contra Todos", cria a perturbada jovem Júlia. Thiago Pinheiro constrói o sensível Luis, quase um anjo caído. Kim Riccelli, também diretor-assistente do filme, estréia no papel do consciente e sensível Gabriel.
O Signo da Cidade também marca a estréia em longas do diretor de fotografia Marcelo Trotta e do montador Marcio Hashimoto Soares. "Queria que o filme tivesse a beleza da dureza da cidade", explica Riccelli. Para chegar ao efeito, a opção foi rodar 100% das cenas em locações paulistanas. Os lugares com a atmosfera certa foram garimpados entre dezenas de casas, apartamentos e áreas externas.