Nem tenho muito o que falar pois acabei de assisti-lo.
Mas é um filme difícil pela realidade com que é realizado, traz o tema "aborto" que é difícil e o filme não tem medo de apresenta-lo na forma que é praticado.
Em 1987, nos últimos dias do comunismo, Otilia (Anamaria Marinca) e Gabita (Laura Vasiliu) dividem um quarto num dormitório estudantil. O filme começa no final de uma conversa entre as duas personagens, as duas aparentam uma tensão muito grande e no decorrer do filme vamos entendendo a situação que se encontram.
Gabita está grávida e o aborto é ilegal no país. Otilia aluga um quarto num hotel barato. Lá elas recebem um certo Sr. Bebe (Vlad Ivanov) , chamado para resolver a questão. Mas, ao saber que Gabita está com a gravidez mais adiantada do que havia informado, Sr. Bebe aumenta as exigências fazendo ameaças e jogando na cara das duas os problemas que elas correm por terem mentido pra ele.
Com planos longuíssimos, sentimos o peso angustiante de Otilia que sempre tenta manter a calma pra que tudo saia bem. Uma fotografia muito fria e escura traz um ritmo mais tenso quando juntados com planos longos.
Atores super naturais e muito bem preparados. A cena onde é mostrado o trabalho para a prática do aborto tem uma força muito grande nas atuações, principalmente do personagem do suposto doutor.
O diretor deixa claro ser contra a prática mas mostra um respeito muito grande pelo tema.
Dirigido por Cristian Mungiu, jovem diretor romeno. O filme venceu o Palmas de Ouro ano passado e fez muito sucesso mundialmente.
Pesado mas magnífico.
4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias (4 luni, 3 saptamâni si 2 zile), direção: Cristian Mungiu
No “Telefone sem fio”
Há 1 semana
Sem comentários:
Enviar um comentário